sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Onde está o seu tesouro?

Mt 6.19-24


   Após tratar sobre o jejum, o Senhor Jesus passará a destacar um assunto aparentemente terreno, mas que será ligado com o aspecto espiritual, isto é, o dinheiro, a riqueza e os bens sob uma perspectiva eterna. É bom lembrar que a mensagem de Jesus foi contra cultural em seus dias assim como é hoje, visto que a busca frenética pela estabilidade financeira faz parte do nosso cotidiano, e por que não dizer que muitos vivem em função desta conquista? O discurso de Jesus será provocativo e nos levará a refletir sobre uma questão de grande relevância que é o dinheiro. Quero apresentar a essência deste discurso a partir de três idéias centrais: 

 a)Deus possui tudo e nós somos os seus gerentes financeiros. Atente para a declaração do salmista: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” Sl 24:1. O texto é claro ao afirmar que Deus é o dono permanente! Sabe como funciona? Deus diz: eu vou te emprestar, a vida, a saúde, a inteligência a riqueza, mas um dia você terá que me prestar contas. Quão maravilhoso seria se a humanidade se conscientizasse desta grande verdade, aliás, se assim fosse o apóstolo não teria feito a seguinte declaração: “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” 1 Tm 6:10. Não existe problema em você trabalhar para ter dinheiro, desde que o seu coração escute Deus falando: O meu desejo é que você prospere, mas nunca esqueça que você está usando os meus recursos. Portanto, os crentes devem, além disso, ouvir a seguinte exortação: A sua prioridade deve ser beneficiar o meu reino. 

 b) Nós podemos servir a Deus ou a avareza, mas não a ambos. Atente para a declaração de Cristo: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” Mt. 6:24. Você já viu alguma vez aquele detector de metal que as pessoas usam para procurar metais preciosos? Pois bem, este aparelho não se compara com o seu coração, ele lhe dirá se seu tesouro está no céu ou na terra. Aqui eu vou fazer um alerta: se a idéia de você investir no reino 10% do que você ganha te dá arrepios, é sinal de que você ama mais as coisas materiais do que a Deus. Se você não tem o coração em missões, nunca se sentirá à vontade para abençoar o reino, nem se for rico como Eik Batista. A pergunta é: Qual dos dois tem controlado o seu coração?

c) Quanto mais damos, mais felizes somos. Observe a declaração de Paulo: “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” 2 Co 9:7. Certa vez o pastor e senador Peter Marshal orou: Senhor me ajuda a ajustar as minhas ofertas de acordo com a minha renda, para que Tu não venhas a ajustar a minha renda de acordo com as minhas ofertas. Sem sombra de dúvida os ensinamentos de Cristo desafiam o convencional, pois, parece loucura ser convidado para depositar o seu dinheiro em um banco invisível, mas é exatamente esta a proposta que Cristo faz. Onde esta o seu tesouro? Faça um investimento mais seguro, adote a política do reino de Deus. Volto a lembrar que não existe erro em trabalhar para entrar na lista dos brasileiros milionários, mas quando esta busca leva a pessoa a desprezar a Deus que é a fonte de todas as coisas, isto acaba desencadeando uma série de problemas fazendo com que a busca da riqueza não tenha limites de respeito a Deus ou ao semelhante. 
Onde está o seu tesouro? 

 Pastor Givaldo Santana

0 comentários:

Postar um comentário